1º Fórum Regional do Idoso, “Cuidando de quem cuida”.

 In Uncategorized

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (NIAM) realizará no próximo dia 22, o 1º Fórum Regional do Idoso, “Cuidando de quem cuida”.

O evento será realizado no Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá. Além de oferecer duas palestras seguidas de debate aberto sobre a temática, acontecerá também a apresentação do grupo de Dança do NIAM.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura;

9h -Apresentação da Equipe do NIAM e atuação de grupo de dança;

9h30 – 1ª Palestra – “Cuidados com o profissional que cuida”

Palestrante: DRA. MARIA HELENA DE SIQUEIRA VIEIRA – Médica de Família e Comunidade, Professora do Centro Universitário Barão de Mauá, Curso de Medicina, Disciplina de Saúde Coletiva;

10h15 – Coffee break;

10h30 – 2ª Palestra – “Um olhar para o profissional que cuida”

Palestrante: MARIA CLAUDIA MOURA BORGES – Assistente social, Mestre em Gerontologia pela Unicamp, Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, Especialista em Políticas Públicas pela UNESP e Organizadora do livro: “Políticas para um país que envelhece”;
11h10 – Debate.

Local: Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá
Rua Ramos de Azevedo, nº 423 – Jardim Paulista
Ribeirão Preto – SP

Sobre o NIAM

O NIAM é um projeto que visa atender a população idosa vítima de violência, ao mesmo tempo buscando ferramentas de melhoria na qualidade de vida desta população através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, onde são oferecidas 1000 vagas entre oficinas de informática, dança e educação física para idosos em diversos pontos da cidade.

O envelhecimento da população vem forçando soluções para a problemática social gerada pelo despreparo da sociedade e de suas políticas para essa radicalização da violência contra pessoa idosa. Embora se tenha aumentado à expectativa de vida da população, a qualidade de vida ainda não alcança grande parte dos sujeitos, sendo seu agravamento proveniente da desigualdade social e desinformação existentes no país. Por isso, uma das vertentes do protejo será a promoção do empoderamento da pessoa idosa, assim como a disseminação dos direitos dessa população.

O projeto é um convênio entre o Lar Padre Euclides com o Governo Federal através do Ministério dos Direitos Humanos.

Serviço:
Lar Padre Euclides
Avenida da saudade, 1577 – 14040613
(16) 3961-3300

Site: niam.org.br
Face: nucleodoidosoaltamogiana
Twitter: nucleodoidoso
Instagram: nucleoidoso/

 

Recent Posts

Leave a Comment