Lar Padre Euclides apresenta o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

 In Uncategorized

Na manhã do dia 14, o Lar Padre Euclides que completará 100 anos em 2019, apresentou para sociedade civil, entidades e autoridades, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa da Alta Mogiana.

Segundo seus diretores, o projeto visa atender a população idosa vítima de violência, ao mesmo tempo buscando ferramentas de melhoria na qualidade de vida desta população através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Serão oferecidas 1000 vagas entre oficinas de informática, dança e educação física para idosos em diversos pontos da cidade.

O envelhecimento da população vem forçando soluções para a problemática social gerada pelo despreparo da sociedade e de suas políticas para essa radicalização da violência contra pessoa idosa. Embora se tenha aumentado à expectativa de vida da população, a qualidade de vida ainda não alcança grande parte dos sujeitos, sendo seu agravamento proveniente da desigualdade social e desinformação existentes no país. Por isso, uma das vertentes do protejo será a promoção do empoderamento da pessoa idosa, assim como a disseminação dos direitos dessa população.

A iniciativa é um convênio entre a instituição e o Governo Federal através do Ministério dos Direitos Humanos. O “Núcleo” já está atendendo a população desde o início do mês, porém, no dia 14 acontecerá uma solenidade de abertura com a sociedade civil e poder público.

Duas salas do Lar foram destinadas ao atendimento da pessoa idosa e seus familiares, com a oferta de serviços como atendimentos psicológicos, terapêuticos e orientação jurídica, entre outros profissionais especializados.

“Esse projeto é pioneiro e acreditamos que ele possa ser um divisor de águas no tratamento da população com a pessoa idosa, além de melhorar as condições de vida desta população, pretendemos salvaguardar seus direitos e orientar, amigos, parentes e a população em geral, dos direitos da pessoa idosa”, disse o presidente da instituição, Ney Martins.

População Idosa em Ribeirão Preto
A proporção de idosos em Ribeirão Preto cresceu quase três vezes mais que a população total e deu um de salto de 78% em 15 anos, crescimento maior que o do Estado. Em 2000, haviam na cidade 51.117 pessoas com 60 anos ou mais. Em 2015, a população nessa faixa etária subiu para 91.376 pessoas.

Os dados de denúncias, só em Ribeirão Preto, que tem em torno de 700 mil habitantes, registraram em 2013, 132; em 2014, 171; em 2015, 221 e em 2016, 331 denúncias, sendo que, na região metropolitana, não é diferente.
“O núcleo vai funcionar em rede e parceria com entidades e poder público, atendendo a demanda dessa união”, finalizou Ney Martins.

Compuseram a mesa de apresentação: o deputado federal Baleia Rossi, os vereadores Alessandro Maraca, Elizeu Rocha, Adalto Marmita e Jean Coraucci; Domingos Stocco presidente da 12ª. Subseção OAB SP, Rogéria Shimura, coordenadora da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa; Fabiana Fernandes, coordenadora geral do Núcleo; e Telma Sanchez Vendruscolo presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Serviço
Lar Padre Euclides
Avenida da saudade, 1577 – 14040613
(16) 3961-3300
www.niam.org.br

 Site: niam.org.br
Face: nucleodoidosoaltamogiana
Twitter: nucleodoidoso
Instagram: nucleoidoso/
Recommended Posts

Leave a Comment